Para os profissionais da área da saúde, tratar da humanização no atendimento aos pacientes têm se tornado um assunto cada vez mais comum. Considerados por muitos até um tema clichê, o atendimento humanizado, por vezes, acaba ficando mais no discurso do que na prática. 

Diante disso, antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que os pacientes quando buscam atendimento podem estar sofrendo de algum problema ou mal estar. Dessa forma, é fundamental que ele seja recebido da melhor forma.

Sendo assim, continue a sua leitura e saiba tudo sobre humanização no atendimento, desde a sua definição, importância até benefícios e modo de aplicar no seu consultório.    

Mas afinal, o que é humanização no atendimento?

Como você já pode imaginar, a humanização no atendimento em clínicas e consultórios nada mais é do que a criação de um relacionamento honesto entre o profissional de saúde e seu paciente. Ou seja, baseado no respeito, educação, empatia e carinho, o atendimento ocorre focado nas necessidades do paciente.

Assim, o profissional precisa ser capaz de entender e saber lidar com os aspectos humanos, compreendendo um possível momento de dor e frustração. A partir disso, oferecer soluções verdadeiras para as demandas que surgirem, mesmo que em um primeiro momento elas pareçam sem importância.   

Qual a sua importância? 

Como citado acima, a humanização no atendimento implica em um melhor relacionamento entre paciente e clínica ou consultório. Com isso, aumenta-se a proximidade entre as partes durante o tratamento, gerando uma maior chance de sucesso no resultado final. 

Sendo assim, é importante pensar que os pacientes, muitas vezes, não procuram apenas a resolução de um problema, mas também alívio e conforto pessoal. Com isso, se torna preciso sempre levar em conta as necessidades existenciais da pessoa, atendendo com maior solidariedade e atenção.   

Benefícios do atendimentos humanizado

Veja abaixo alguns benefícios da humanização no atendimento:

  • Maior eficácia atendimento ao paciente;
  • Otimização dos serviços prestados;
  • Fidelização dos pacientes;
  • Melhora da imagem da clínica no mercado.

Como colocar em prática a humanização no atendimento? 

Como você deve ter percebido, se bem executada, a humanização no atendimento aos pacientes consegue ser um diferencial do seu consultório. Mas, como conseguir, de fato, sair do discurso e colocar isso na prática? Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar:

1 – Treinamento da equipe 

O primeiro passo para conseguir oferecer um atendimento humanizado é contar com uma equipe capacitada. Para isso, é necessário um treinamento que conte, por exemplo, como deve ser o contato e formas de assegurar um comportamento gentil e manter a cordialidade.  

2 – Estrutura

A estrutura física do consultório também é levada em conta quando se pretende oferecer um atendimento humanizado. É preciso oferecer todo o conforto que o paciente necessita. Sendo assim, certifique-se que as acomodações são realmente confortáveis, que o ambiente estará sempre organizado e limpo. Além disso, conte com algumas distrações na recepção, como revistas, televisão, entre outros. 

3 – Uso da tecnologia 

O advento e melhoria das tecnologias disponíveis no mercado têm influenciado diretamente na implementação de um atendimento humanizado. Otimizar a gestão do negócio, com um sistema que controle e registre toda a movimentação financeira da empresa, por exemplo, é uma forma de permitir que o atendimento fique melhor e mais próximo do paciente. 

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