Eduardo Sant’ana ministra a Especialização em Implantes Osseointegrados na FUNBEO

A trajetória profissional e acadêmia do Professor livre-docente Eduardo Sant’ana perpassa pelas diferentes áreas da Odontologia, com ênfase em Cirurgia Ortognática. Formado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP, possui mestrado em Odontologia Diagnóstico Bucal Bauru pela Universidade de São Paulo e doutorado em Odontologia Periodontia Bauru pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor livre-docente da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP.

Entre as áreas de atuação de Eduardo Sant’ana estão, principalmente, cirurgia ortognática, jornada odontológica, cirurgia, queratocisto odontogênico e cirurgia bucal. “Fiz um treinamento de Cirurgia Ortognática com o Dr. G.Wiliam Arnett, na Califórnia, onde já retornei 22 vezes para participar de eventos em um grupo de estudos”, destaca o professor.

Em entrevista exclusiva, Eduardo Sant’ana destrincha a sua jornada profissional e comenta os diferenciais necessários para profissionais da área. Leia agora!

Quais são os maiores desafios em atuar na área ortognática?

O meu maior desafio foi me treinar em centros de excelência para realizar uma cirurgia no Brasil, exatamente nos moldes que meus amigos norte-americanos fazem. O caminho a ser tomado pelos estudantes que pretendem se especializar em Cirurgia Bucomaxilofacial é fazer residência, em cirurgia bucomaxilofacial, depois, mestrado e doutorado.

Como se decidir sobre qual área atuar e se especializar?

O aluno ao longo da graduação vai descobrindo quais serão suas aspirações e seu gosto profissional, sempre procurando se espelhar profissionalmente naqueles professores que realmente fazem direito o que se propõem.

Qual a importância na Odontologia de se buscar especialização?

A importância é que, atualmente, o mercado de trabalho não aceita mais profissionais formados sem qualificação completa e especialização ou residência. O profissional hoje, para se destacar no mercado de trabalho, precisa se especializar, ser dedicado, competente e assumir a profissão sem preguiça de trabalhar.

Quais os cursos que o senhor ministra na FUNBEO-FOB?

Hoje, na FUNBEO , apenas o curso de especialização em Implantes Osseointegrados, mas pretendo ministrar um aperfeiçoamento em Cirurgia Ortognática.

O que os alunos podem esperar ao longo do curso?

Os alunos devem esperar serem realmente qualificados para atuar na área de Implantodontia por completo, de maneira geral, desde as reconstruções de areal ósseas perdidas à instalação dos implantes odontológicos e a reabilitação protética.