Buscar diferentes formas de qualificar o trabalho oferecido aos pacientes é um atributo de extrema importância para os dentistas. No entanto, somente isso não basta para ter um bom atendimento. A organização de consultório também conta muito, pois as pessoas não gosta de frequentar um ambiente desarrumado.

Assim, além de questões básicas, como a limpeza, por exemplo, se torna necessário pensar em outros pontos para melhorar dentro da coordenação do seu consultório. Dessa forma, para te ajudar nessa tarefa, confira 5 dicas da FUNBEO para melhorar a organização de consultório  

5 dicas para melhorar a organização de consultório odontológico

1 – Estude o fluxo do seu consultório odontológico  

Ninguém gosta de entrar em um ambiente e não saber onde consegue encontrar o que precisa. Dessa maneira, é preciso estudar o espaço do seu consultório para conseguir criar um fluxo tranquilo de tráfego sem causar qualquer transtorno. Mesmo assim, certifique-se que os lugares estejam bem sinalizados, como a recepção, banheiros e outros. 

Transforme também a sua sala de espera em um local convidativo. Ou seja, um lugar aberto, limpo e claro, deixando os minutos que antecedem as consultas mais tranquilos. 

2 – Controle sua agenda

Se você deseja ter sucesso na organização de consultório esse tópico é fundamental. Seja física ou digital, a agenda de compromissos e tarefas pode ser considerada o “coração” da sua clínica odontológica.

Caso a agenda não seja atualizada e conferida corretamente, dificilmente as atividades do dia a dia ocorrerão de forma correta. Dessa forma, se torna mais provável que você gaste seu tempo de forma improdutiva, comprometendo todo o trabalho.  

3 – Não acumule materiais ou coisas antigas

Com certeza, você já pensou “Vou deixar guardado, pois pode ser útil no futuro”, mas nunca mais usou o material. Isso é um exemplo simples de como guardamos coisas sem ter utilidade. O correto nessas situações é se desapegar e não acumular essas coisas que já não possuem mais utilidade.

Isso também auxilia na manutenção do seu estoque de novos materiais, uma vez que sobrará mais espaço no seu consultório.   

4 – Categorize e separe os seus instrumentos

Para a realização dos procedimentos odontológicos nos pacientes é preciso utilizar diversos instrumentos e equipamentos. Sendo assim, para conseguir otimizar os atendimentos, é preciso que eles estejam bem organizados e de fácil acesso.

Uma forma de realizar essa categorização, é dividir os materiais de acordo com cada setor de utilização. Ou seja, segmentar por produtos utilizados na ortodontia, reconstrução, entre outras áreas. 

5 – Tenha um rigoroso sistema de esterilização

Ponto básico de qualquer consultório odontológico, o processo de esterilização dos equipamentos é fundamental para manter a segurança do ambiente e dos pacientes. Com isso, estipule um sistema de esterilização que garanta tudo sempre estará pronto para uso. 

Além disso, tudo que não é possível de ser esterilizado precisa ser descartado imediatamente

Gostou de conhecer 5 dicas sobre organização de consultório odontológico. Então, clique aqui e saiba mais sobre o networking na odontologia.